Como a magia acontece

Há várias metodologias e ferramentas usadas para agilizar e tornar mais eficientes os fluxos produtivos de uma empresa, mas geralmente são aplicados em grandes empresas, com grande capacidade produtiva e grande capacidade financeira para contratar serviços de consultoria. No entanto, muitas destas ferramentas e metodologias podiam ser implementadas na cozinha de nossa casa, se assim o entendêssemos.

O nosso objectivo é dar estas ferramentas a todos os negócios, por mais pequenos que sejam, e mostrar como se pode fazer magia com o que pode parecer tão pouco!

Seguindo o ditado popular "grão a grão, enche a galinha o papo", a intenção é implementar uma série de pequenas e, por vezes, quase invisíveis mudanças, que vão acumulando para culminar num grande resultado.

Alguns conceitos base:

  • Processo é um método, sistema ou conjunto de acções tomadas para atingir um objectivo específico. Tudo pode ser visto como um processo, e há processos em todas as actividades que realizamos.
  • Desperdício é toda a actividade humana que absorva recursos, mas não produza qualquer tipo de valor. Em japonês "desperdício" diz-se Muda. Talvez seja mesmo hora de mudar algo!
  • hora/Homem (h/H) é o quanto custa a mão-de-obra no total por hora. Serve para comparar o custo de fazer uma actividade manualmente versus investir numa forma automática de a fazer.
  • Valor é a capacidade de gerar riqueza ou utilidade através de uma actividade.
  • Cadeia de valor representa um fluxo onde cada actividade tem de criar valor, eliminando assim todos os tipos de desperdício.
  • Fluxo é a sequência de actividades necessárias para produzir algo. O fluxo tem de ser eficiente, idealmente sem stocks intermédios.
  • A metodologia Lean é baseada na reavaliação de todos os processos que contribuem para a performance da empresa, com o foco na eliminação de desperdícios, redução de custos e aumento da agilidade, para maximização do valor entregue ao cliente. Esta evoluiu para o Lean Thinking, cujo objectivo principal é o aumento do lucro através da redução do custo e aumento da produtividade.
  • Kaizen é uma estratégia japonesa de melhoria contínua da empresa como um todo (gestão, produção, mão-de-obra e recursos). A palavra Kaizen em japonês significa mudança (kai) para melhor (zen).
  • Melhoria contínua é a busca incessante pela perfeição, o que cria um ambiente de constante revisão e aprendizagem com erros anteriores.

Os 8 tipos de desperdícios a eliminar ou reduzir:

  1. excesso de produção, devido a falhas de planeamento;
  2. defeitos, isto é produtos não vendáveis ou sub-produtos intermédios não adequados;
  3. stock desnecessário;
  4. processamento inadequado, que significa que o processo é mais complexo do que o necessário;
  5. excesso de transporte, ou seja mover desnecessariamente materiais/produtos entre processos;
  6. espera, devido a atrasos noutros pontos do fluxo produtivo;
  7. excesso de movimentação das pessoas enquanto realizam as actividades;
  8. sub-utilização de trabalhadores, que não estão a utilizar as suas capacidades no potencial máximo.

Na Prática...

O exemplo abaixo foi um projecto extenso (de vários meses) numa indústria média, parte de uma grande empresa, mas serve apenas para mostrar que se podem atingir bons resultados acumulando pequenas mudanças.

  • De acordo com as medições feitas ao processo produtivo, 35% das actividades observadas não acrescentavam valor, ou seja, foram classificadas como desperdício.
  • Foram propostas 13 pequenas acções de melhoria com vários níveis de prioridade. Com a implementação de apenas algumas delas, os resultados positivos são apresentados nas tabelas abaixo:
  • A produção aumentou em 16% e o custo operacional foi reduzido em 18%;
  • Relativamente aos vários tipos de desperdícios identificados, os mais proeminentes estão na tabela abaixo. A redução total de desperdícios foi de 24%, após as primeiras implementações.
  • É relevante clarificar que o trabalho não ficou terminado por aqui, foram implementadas as restantes soluções com resultados positivos a longo prazo, e foi implementado também um sistema de controlo e melhoria contínua, para que o negócio continuasse a crescer saudável nos anos seguintes.